Falha em teleférico deixa 33 pessoas presas sobre Mont-Blanc

Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos dessas cabines, que se cruzaram "por razões inexplicáveis", deixou bloqueadas 110 pessoas

Trinta e três turistas, incluindo um menino de 10 anos, deverão passar a noite suspensas nas telecabines sobre o Mont-Blanc, devido a uma falha no equipamento – anunciou o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, nesta quinta-feira (8).

Esses “náufragos do vazio”, como definiu o prefeito Leclerc, dispõem em suas cabines de de sobrevivência, compostos de cobertores, barrinhas de alimentos energéticos e água.

Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos dessas cabines, que se cruzaram “por razões inexplicáveis”, segundo o presidente da associação do Mont-Blanc, Mathieu Dechavanne, deixou bloqueadas 110 pessoas.

O incidente aconteceu em um trecho de 5 km entre a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude) e a Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Monte Branco, a montanha mais alta da Europa.

Diante da impossibilidade de reparar o teleférico, as autoridades mobilizaram quatro helicópteros, franceses e italianos, para evacuar as pessoas presas, e 77 pessoas puderam ser resgatadas.

Uma piora das condições meteorológicas, que já eram difíceis no início da operação, e o cair da noite forçaram a interrupção da operação, que será retomada na manhã desta sexta-feira.

“Tivemos de interromper as operações às 20h45” por razões de segurança, afirmou Leclerc, explicando que “não se podia garantir a segurança dos pilotos, dos socorristas e dos passageiros nas cabines”.

“Esperamos poder evacuar todo o mundo na sexta-feira ao amanhecer. Hoje, fizemos tudo que era possível”, acrescentou o prefeito.

“Estamos em contato com os clientes. Eles têm água e forma de comunicação (com o exterior), embora se mostrem impacientes”, explicou Dechavanne.

“A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo”, disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.

O teleférico “Panorâmico Mont-Blanc” desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço do Mont-Blanc da França à Itália. É composto de telecabines de quatro lugares cada.

Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram bloqueados por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.

Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s