Farc afirmam que processo de paz colombiano não fracassará

O chefe negociador das Farc considerou que não é verdade que os diálogos sejam uma maneira de ganhar tempo para que o grupo recupere terreno militar

O chefe negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conhecido como Iván Márquez, garantiu que os diálogos de paz com o governo colombiano não vão fracassar como outros processos, porque “há uma determinação das partes para procurar fórmulas” a fim de acabar com o conflito.

“Isso é importante. É preciso que as duas partes queiram chegar a um acordo, e creio que essa é a situação que estamos vivendo nesta nova tentativa para conseguir esse propósito superior aqui em Havana”, afirmou em entrevista ao canal Univision.

O chefe negociador das Farc considerou que não é verdade que os diálogos sejam uma maneira de ganhar tempo para que o grupo recupere terreno militar que perdeu nos últimos anos.

“Creio que este processo que levamos a cabo aqui em Havana [capital de Cuba] não se inverte, não tem marcha atrás. Esperamos que a contraparte também se disponha a obstruir e dessa maneira pensamos que, relativamente em pouco tempo, poderemos chegar à assinatura do acordo final”, disse.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e a maior guerrilha da Colômbia negociam desde 2012, em Cuba, um acordo de paz para pôr fim a mais de meio século de conflito armado no país.

O governo colombiano e a guerrilha das Farc retomaram, no início deste mês, as negociações de paz, uma semana após o anúncio de um acordo judicial entre as duas partes, um avanço decisivo para um acordo de paz definitivo, que pode ser firmado em seis meses.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s