Farc entregam crianças após acordo de paz na Colômbia

O grupo guerrilheiro entregou à Cruz Vermelha 13 crianças, como parte dos acordos de paz assinados com o governo do país

Bogotá – O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregou no sábado (10) ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha os primeiros treze menores de idade que faziam parte de suas fileiras. A iniciativa é parte dos acordos de paz assinados com o governo da Colômbia para acabar com um conflito armado de mais de meio século.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e as Farc, de esquerda, concluíram em agosto uma negociação de quase quatro anos, em Cuba, para acabar com o confronto violento, que já deixou 220 mil mortos e milhares de desalojados.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) não divulgou os lugares onde foram deixados os oito menores de idade pela manhã e os cinco pela tarde.

“O pessoal médico da CICV que fazia parte da missão humanitária verificou que os menores se encontravam em estado de saúde adequado para o translado”, disse um comunicado oficial do organismo humanitário.

“As crianças e adolescentes foram transferidos para um local transitório de acolhimento, onde uma equipe integrada por funcionários do Unicef os recebeu”, disse.

Até o momento não foram revelados dados precisos sobre o número de menores que estava nas fileiras das Farc e que iniciaram um programa de reintegração.

O grupo guerrilheiro foi acusado durante anos por grupos de direitos humanos de usar crianças e adolescentes em seus combates com as forças armadas, bem como para atividades de inteligência.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s