Farc propõe a governo colombiano ‘trégua bilateral prévia’

Conflito já deixou mais de 220 mil mortos em meio século

A guerrilha comunista das Farc propôs neste domingo ao governo colombiano uma “trégua bilateral prévia” ao cessar-fogo definitivo na Colômbia, para “salvar” a trégua unilateral que decretou em julho e garantir “o melhor ambiente” nas negociações de paz em Havana.

“Propomos ao governo e ao país entrar já, sem condições que apenas levantam desconfiança, em uma trégua bilateral prévia, como passo gradual ao cessar-fogo bilateral e definitivo que já estamos visando”, declarou a guerrilha em um comunicado, lido para a imprensa por seu chefe negociador, Iván Márquez.

“Sem mesquinhez e nem cálculos políticos, já deveríamos estar neste cessar-fogo bilateral”, completou Márquez, que não precisou os termos da “trégua bilateral prévia” proposta ao governo de Juan Manuel Santos.

Contudo, destacou que “o objetivo, por agora, é salvar a trégua unilateral decretada pelas Farc desde o último 20 de julho, gesto humanitário sitiado pelas operações militares em todo o continente” e “garantir o melhor ambiente para continuarmos as conversações que desejamos que nos conduzam à assinatura do acordo final”.

O conflito armado colombiano, no qual participaram guerrilhas, paramilitares e agentes do Estado, deixaram em meio século 220.000 mortos e seis milhões de deslocados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s