Fluxo de migrantes para a Grécia diminuiu nos últimos dias

Na ilha de Lesbos, principal porta de entrada, houve apenas 42 entradas no domingo e 24 nesta segunda-feira até as 13h de Brasília

O fluxo migratório para as ilhas gregas registrou uma queda recorde nesta segunda-feira, com a chegada de apenas uma dezena de pessoas, algo inédito desde o verão no hemisfério norte, informaram as autoridades gregas, que evocaram razões meteorológicas sem excluir uma contenção de parte da Turquia.

“A afluência caiu muito, com apenas algumas poucas centenas de chegadas registradas em todas as ilhas gregas no mar Egeu desde o fim de semana”, contra milhares há meses, informou à AFP uma fonte do ministério de política migratória.

“Isto pode se dever à causa climática”, com fortes ventos na região “ou a uma reação dos próprios migrantes e/ou os traficantes” ante a decisão de Eslovênia, Sérvia e Macedônia de permitir a passagem pela rota dos Bálcãs quase exclusivamente a refugiados sírios, afegãos e iraquianos, “ou a um gesto de boa vontade da Turquia”, pressionada pela União Europeia (UE) para que contenha a partida de sua costa, acrescentou a fonte.

Na ilha de Lesbos, principal porta de entrada, houve apenas 42 entradas no domingo e 24 nesta segunda-feira até as 13H00 de Brasília, informaram os serviços da guarda costeira. A título comparativo, há três dias chegaram 2.500 migrantes.

Desde janeiro deste ano, chegaram à Grécia por mar 653 mil migrantes, segundo as últimas cifras fornecidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s