Forças curdas recuperam 9 vilarejos das mãos do EI

Cerca de 5.500 peshmergas, apoiados pela coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos, participaram da operação lançada no domingo

As forças curdas concluíram nesta segunda-feira uma operação contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, depois de recupera o controle de mais de nove aldeias das mãos dos extremistas, segundo um comunicado.

Esta operação a leste de Mossul “atingiu os seus objetivos fundamentais”, indicou o Conselho de Segurança da região autônoma do Curdistão iraquiano, citando a recuperação de nove aldeias controladas pelo EI desde junho de 2014.

Cerca de 5.500 peshmergas, apoiados pela coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos, participaram da operação lançada no domingo, antes do amanhecer.

Eles conseguiram tomar o controle de uma zona de 120 m², perto da estrada principal entre Mossul, o principal reduto da EI no Iraque, e Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

De acordo com o comunicado, 140 jihadistas foram mortos e 14 carros-bomba destruídos durante esta operação de dois dias.

Quatro peshmergas foram mortos e 34 feridos, indicou um membro das forças curdas durante uma coletiva de imprensa.

Esta operação nos arredores de Mossul ocorreu paralelamente a uma grande ofensiva das forças iraquianas em Fallujah, outra grande cidade iraquiana nas mãos do EI.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s