Forças dos EUA atacam campo de petróleo controlado pelo EI

Um porta-voz da coalizão, coronel Steven Warren, disse que 26 alvos foram atingidos, num dos maiores ataques desde o início dessa campanha aérea, no ano passado

Bagdá – As forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria realizaram um ataque em grande escala contra o campo de petróleo Omar, na Síria, como parte de sua missão para reduzir a capacidade do grupo extremista Estado Islâmico gerar receita, disse um porta-voz da coalizão nesta quinta-feira.

O major Michael Filanowski disse a jornalistas em Bagdá que os ataques aéreos, realizados no fim da quarta-feira, atingiram refinarias controladas pelo Estado Islâmico, além de centros de controle e rotas de transporte no campo Omar, perto da cidade de Deir el-Zour.

Um porta-voz da coalizão, coronel Steven Warren, disse que 26 alvos foram atingidos, num dos maiores ataques desde o início dessa campanha aérea, no ano passado.

A refinaria gera entre US$ 1,7 milhão e US$ 5,1 milhões ao mês para o Estado Islâmico. O grupo tomou várias refinarias de petróleo e outras infraestruturas no Iraque e na Síria, na busca por mais receita para construir um Estado autossuficiente.

O grupo controla território em quase um terço do Iraque e da Síria e as forças de coalizão continuam a realizar ataques aéreos nos dois países.

As forças de coalizão, apoiadas por forças paramilitares e pela polícia federal iraquiana, continuam a tentar recapturar a cidade de Ramadi, no oeste do país, e também Beiji, cidade onde fica a maior refinaria do Iraque.

O avanço por terra das forças locais é apoiado pelos ataques aéreos. Na terça-feira, as forças do Iraque chegaram a dizer que haviam expulsado os militantes de Beiji e controlavam a cidade.

As fontes da coalizão, porém, afirmaram que essa missão não foi concluída.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s