Forças iraquianas retomam fortificações do EI em Saladino

Uma fonte de segurança afirmou que só falta libertar alguns focos pequenos, onde as forças governamentais cercam franco-atiradores jihadistas

Bagdá – As forças iraquianas, apoiadas pela aviação militar, recuperaram o controle da região de Al Siniya, uma das principais fortificações do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Saladino, ao norte de Bagdá.

Uma fonte de segurança desta província afirmou à Agência Efe que só falta libertar alguns focos pequenos, onde as forças governamentais cercam franco-atiradores jihadistas.

As tropas e a milícia xiita denominada “Multidão Popular” começaram a inspecionar as casas e a desativar os artefatos explosivos colocados pelos terroristas para dificultar o avanço do exército.

No marco desta campanha, os jihadistas também foram expulsos da delegacia da cidade de Biji, a dez quilômetros de Al Siniya, e do vizinho complexo de palácios presidenciais do falecido ditador Saddam Hussein, no monte Makhul.

Também em Saladino, as tropas iraquianas tomaram a estratégica ponte de Al Fatha, que se encontra na estrada que une Biji com a cidade de Kirkuk.

Na quarta-feira passada, as tropas iraquianas recuperaram o controle total da estratégica refinaria de Biji, situada perto da cidade homônima, após violentos enfrentamentos com o EI.

O exército iraquiano iniciou esse mesmo dia uma nova ofensiva contra o grupo extremista em Saladino, com o principal objetivo de libertar a cidade de Biji e sua refinaria.

Os jihadistas conquistaram em junho de 2014 amplas áreas do norte do Iraque e proclamaram um califado nos territórios que controlam nesse país e na Síria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s