Forças leais ao Iêmen controlam estreito no Mar Vermelho

O porta-voz do governo anunciou que o exército conseguiu recuperar o controle da passagem internacional graças à ajuda da aviação da coalizão militar

Sana – As forças leais ao presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, tomaram nesta quinta-feira o controle total do estratégico estreito de Bab al Mandeb, no Mar Vermelho, que separa a África da Ásia, ao arrebatá-lo dos rebeldes houthis.

O porta-voz do governo iemenita, Rayah Badi, anunciou que o exército conseguiu recuperar o controle da passagem internacional graças à ajuda da aviação da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita.

Bab el Mandeb é o quarto estreit mais importante do mundo em termos de volume de abastecimento energético, após Ormuz, Malaca e o Canal de Suez. Em 2013 transitaram diariamente por ele 3,8 milhões de barris de petróleo.

Em entrevista coletiva, Badi detalhou que uma operação terrestre recuperou o controle do estreito, enquanto a aviação árabe também ajudou na recuperação da ilha de Miyun, próxima a Bab al Mandeb.

As tropas do exército iemenita estão agora revistando a região liberada para retirar as minas que possam estar escondidas na ilha.

Os rebeldes houthis, apoiados pelas forças do ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh, dominavam totalmente a ilha de Miyun e supervisionavam o tráfego no estreito de Bab al Mandeb.

As forças leais ao governo iemenita estão recuperando terreno nas últimas semanas dos rebeldes houthis e seus aliados, que conquistaram amplas zonas do país.

As tropas governamentais contam com o apoio da coalizão árabe liderada por Riad, que atua no Iêmen desde março, quando os insurgentes conseguiram expulsar Hadi da cidade de Áden, para onde o presidente retornou em 22 de setembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s