Fragata espanhola resgata 500 imigrantes no litoral da Líbia

Agora, a fragata Canarias se dirige ao porto de Lampedusa, na Itália, onde deve chegar nas próximas horas para o desembarque dos resgatados

Madri – Uma fragata da Marinha da Espanha resgatou nesta quinta-feira no litoral da Líbia 517 imigrantes que estavam em uma pequena embarcação à deriva no Mar Mediterrâneo.

Agora, a fragata Canarias se dirige ao porto de Lampedusa, na Itália, onde deve chegar nas próximas horas para o desembarque dos resgatados.

No barco à deriva, de apenas 20 metros de comprimento, estavam 442 homens, 40 mulheres e 35 crianças, entre eles dois bebês, que tentavam chegar à Europa, informou o Estado-Maior da Defesa da Espanha.

A embarcação da Marinha, posicionada no Mediterrâneo dentro da missão europeia EUNAVFOR Med – de luta contra o tráfico ilegal de pessoas – recebeu nesta madrugada um aviso do avião de patrulha marítima que sobrevoava a região e que avistou a embarcação.

Tratava-se de um velho pesqueiro de madeira, à deriva, com 500 pessoas a bordo em condições “muito precárias”.

No resgate, os 200 militares que compõem a fragata espanhola Canarias, em colaboração com outras, gastaram mais de seis horas.

Uma vez abrigados na fragata, os imigrantes receberam cobertores, casacos, comida, água e assistência médica.

A EUNAVFOR Med – recentemente rebatizada de Operação Sophia – é uma missão de caráter multinacional liderada pela União Europeia (UE) e aprovada pelo Conselho Europeu no dia 18 de maio deste ano, que contribui para prevenir a perda de vidas no Mediterrâneo.

A incumbência da fragata Canarias é contribuir para interromper as redes de tráfico ilegal que agem no Mediterrâneo, através da intercepção das embarcações que fazem o tráfico de pessoas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s