França aumenta para € 5 bilhões por ano ajuda para clima

O presidente francês anunciou que seu governo aumentará o orçamento para financiar ações contra mudança climática

O presidente francês, François Hollande, anunciou nesta segunda-feira que seu governo aumentará de 3 bilhões para 5 bilhões de euros o orçamento anual para financiar ações contra a mudança climática.

Hollande, que em dezembro presidirá em Paris a cúpula na qual deve conseguir um acordo internacional contra o aquecimento global, disse que desta forma a França pretende “dar exemplo” a outros países.

Para o chefe do Eliseu, uma das chaves para ter êxito na cúpula é que as nações desenvolvidas demonstrem compromisso financeiro e consigam dotar o Fundo Verde para o Clima com os US$ 100 bilhões prometidos.

Segundo Hollande, as outras duas condições necessárias para o acordo de Paris ser um sucesso é que o pacto seja “universal, obrigatório e diferenciado” e que conte com um mecanismo de revisão que permita assegurar que estão sendo cumpridas as promessas e que serão adotados objetivos mais ambiciosos se for necessário.

Nesse sentido, o francês insistiu que o que sair da cúpula, deve ser só “um ponto de partida” para garantir que a temperatura do planeta não aumente mais de 2 graus centígrados até o final do século.

“Em Paris, só devemos fazer uma pergunta: é a humanidade capaz de tomar a decisão de preservar a vida?”, disse Hollande.

O presidente francês lamentou que metade dos países do mundo ainda não tenha apresentado seus compromissos para combater a mudança climática, embora também tenha destacado as promessas feitas pelos grandes emissores, como China e EUA

“É preciso um acordo em Paris, porque senão será tarde demais”, insistiu.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s