França vai limitar cúpula climática a conversas essenciais

O ministro das Relações Exteriores francês disse que muitos líderes mundiais reafirmaram que irão à cúpula na França

Paris – A França irá restringir a cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa em Paris daqui a duas semanas, às negociações mais importantes e cancelar as manifestações e apresentações agendadas após os atentados da semana passada que mataram 129 pessoas, disse o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, nesta segunda-feira.

O premiê afirmou que nenhum líder estrangeiro pediu à França para adiar a cúpula entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, cuja meta é obter um acordo global para limitar as emissões de gases causadores de efeito estufa, medida que equivaleria a “abdicar aos terroristas”.

Mas ele afirmou à rádio RTL que “uma série de manifestações planejadas não vai acontecer, e (a cúpula) será reduzida às negociações… muitos concertos e festividades serão cancelados”.

Ambientalistas devem se reunir ainda nesta segunda-feira para repensar os planos para uma passeata em 29 de novembro, véspera da cúpula, para a qual esperavam atrair talvez 200 mil pessoas para pressionar os governos a efetivar os cortes de poluentes.

Grandes grupos declararam que irão respeitar as proibições, decretadas de acordo com os poderes emergenciais adotados na França após os atentados, assumidos pelo Estado Islâmico.     

O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, que está na Turquia para o encontro do G20, disse que muitos líderes mundiais reafirmaram que irão à cúpula na França.

Ele citou alguns deles, que lhe teriam dito: “Não só planejamos ir, mas agora temos que ir, porque temos que mostrar aos terroristas que não temos medo deles.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s