Francisco é o Papa mais popular em Cuba, diz arcebispo

Cardeal Jaime Ortega disse em programa de televisão que existe um ambiente popular que não ocorreu com nenhum dos dois papas anteriores

O Papa Francisco é mais popular e conhecido em Cuba do que os dois pontífices anteriores que visitaram a ilha, por sua mediação com os Estados Unidos, sua ampla difusão midiática e por ser latino-americano, considerou o arcebispo de Havana, o cardeal Jaime Ortega.

“Acredito que há um ambiente popular, como não ocorreu com nenhum dos dois anteriores (papas)”, disse Ortega em referência às visitas do carismático João Paulo II em 1998 e de Bento XVI em 2012.

Ortega foi entrevistado na noite de terça-feira no programa televisivo “Con dos que se quieran dos”, transmitido pela Cubavisión, a principal rede local.

Francisco, que chegará a Cuba no dia 19, “é muito conhecido, se tornou mais conhecido através dos meios de comunicação” locais, todos estatais, que divulgaram seus pronunciamentos, que “sempre foram tão impactantes”, disse.

“Acredito que isso foi realmente uma possibilidade de que se tornasse mais conhecido, fala nossa língua, é latino-americano e teve esta intervenção muito especial nas relações entre Cuba e Estados Unidos”, disse o cardeal, em referência à mediação secreta de Francisco que levou ao histórico restabelecimento de relações entre Washington e Havana, no dia 20 de julho.

Ortega, anfitrião dos três papas em 17 anos, disse que Francisco “vem a uma Cuba em transformação crescente”, em referência às reformas e às relações com os Estados Unidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s