G20 quer estimular o comércio para reativar a economia

Os ministros do Comércio do G20, reunidos em Xangai, afirmaram que estão dispostos a estimular os intercâmbios comerciais para reativar a economia mundial.

Os ministros do Comércio do G20, reunidos em Xangai, afirmaram neste domingo que estão dispostos a estimular os intercâmbios comerciais para reativar a economia mundial, apesar do crescente protecionismo, dos riscos provocados pelo Brexit e pelo excesso de capacidades siderúrgicas.

“A recuperação mundial é desigual (…) o comércio e os investimentos devem continuar sendo os motores essenciais do crescimento”, afirmam em uma declaração os ministros e delegações das 20 grandes potências, que representam 80% do comércio do planeta.

Mas os dados são negativos: o ritmo de progressão dos intercâmbios internacionais desabou após a crise financeira e estagnou em 3% ao ano desde 2009, contra mais de 7% nas duas décadas anteriores.

“Seguimos comprometidos com uma economia mundial aberta e vamos trabalhar mais para a liberalização e a facilitação dos intercâmbios comerciais”, afirmou o ministro chinês do Comércio, Gao Hucheng, ao citar os termos aprovados pelos participantes.

Em relação ao Brexit, o vice-ministro chinês do Comércio, Wang Shouwen, reconheceu que “evidentemente terá consequências a curto prazo no comércio mundial”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s