G7 reforça compromisso para lutar contra a corrupção global

Os líderes das sete economias mais desenvolvidas e da União Europeia (UE) prometem trabalhar de maneira "individual e coletiva

Ise-Shima – Os líderes do G7 renovaram nesta sexta-feira, ao término da cúpula realizada no centro do Japão, seu compromisso para lutar contra a corrupção global, com especial ênfase em melhorar a transparência das licitações públicas.

Como “parte importante” da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os líderes das sete economias mais desenvolvidas e da União Europeia (UE) prometem trabalhar de maneira “individual e coletiva” para avançar neste terreno e coordenar-se através de fóruns como a própria ONU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O texto no qual se reflete o “Plano de Ação do G7 para Combater a Corrupção” destaca que, em linha com os princípios comprometidos pelo G20 e a OCDE, é necessário “promover a contratação pública aberta, responsável, justa e eficaz para prevenir a corrupção” em escala global.

Neste sentido se considera básico publicar os dados de “todo o ciclo da contratação”, melhorar a transparência fiscal dos processos concursais e dos contratos relacionados com grandes infraestruturas – devido a sua “grande escala” e complexidade – e potencializar as competências institucionais para auditar estes procedimentos.

O texto defende também o fortalecimento da cooperação além da fronteira na hora de fazer cumprir as leis sobre corrupção e a melhorar as capacidades técnicas nesse sentido.

Os líderes de Japão, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá, Itália e UE se reuniram durante dois dias no parque natural de Ise-Shima em uma cúpula focada na luta contra o terrorismo e em limitar os efeitos do arrefecimento econômico e potencializar o crescimento global. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s