Gaza terá muro subterrâneo para evitar túneis palestinos

Neste ano, o Exército anunciou o descobrimento de pelo menos dois túneis deste tipo, os primeiros desde o fim da ofensiva de 2014

Jerusalém – Israel planeja construir um muro de concreto de várias dezenas de metros de profundidade ao redor de Gaza para impedir a escavação de túneis desde a Faixa a seu território, informa nesta quinta-feira o jornal “Yedioth Ahronoth”.

A nova barreira terá um custo de 2,2 bilhões de shekels (cerca de 504 milhões de euros) e se estenderá ao longo dos 60 quilômetros de fronteira entre o país e o enclave litorâneo, sob bloqueio desde que ficou sob o controle do movimento islamita Hamas em 2007.

Segundo o meio, as autoridades israelenses consideram esta muralha um mecanismo de defesa perante a proliferação de túneis subterrâneos construídos por milícias palestinas que se adentram em Israel e que de acordo com o exército têm caráter ofensivo.

A parede de cimento reforçará as atuais medidas defensivas em torno da Faixa, constituída por uma cerca eletrônica e uma normal que rodeiam todo o perímetro da Faixa, e um muro de concreto em zonas povoadas contíguas.

A destruição do entrecruzado de túneis que percorrem o subsolo de Gaza e em alguns casos se estendem até solo israelense foi um dos principais argumentos do Executivo israelense para lançar em 2014 a operação Limite Protetor contra as milícias palestinas no enclave, que com estas estruturas tratam de contornar o bloqueio posto por Israel há anos.

Neste ano, o Exército anunciou o descobrimento de pelo menos dois túneis deste tipo, os primeiros desde o fim da ofensiva de 2014.

O “Yedioth” não revela quando começará a construção da nova barreira.

Em relação ao movimento Hamas -considerado organização terrorista por Israel, EUA e a UE-, os principais veículos de imprensa locais citam hoje um alto cargo do Ministério da Defesa israelense, que não teve a identidade revelada, e que garantiu que no próximo conflito com a Faixa o grupo “será eliminado”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s