Governo da Áustria aprova desapropriação da casa de Hitler

Sua desapropriação põe fim a uma longa batalha judicial com a proprietária, que se negou a vender o imóvel ao Estado

Viena – O governo da Áustria aprovou nesta terça-feira uma lei para expropriar a casa natal do ditador Adolf Hitler para evitar que se transforme em um local de peregrinação ou um santuário para neonazistas, informou a televisão pública austríaca “ORF”.

Trata-se de um edifício na cidade de Braunau, no Estado federado de Alta Áustria, junto à fronteira com a Baviera alemã, no qual Hitler (1889-1945) viveu seus primeiros três anos.

Sua desapropriação põe fim a uma longa batalha judicial com a proprietária, que se negou a vender o imóvel ao Estado e que agora será indenizada.

A decisão tinha sido anunciada em abril e só requer agora de sua aprovação no parlamento.

Apesar de haver consenso na necessidade de tomar uma decisão que garanta que o local não seja usado para propagar ideias nazistas, não há acordo sobre o futuro da casa onde em 1889 nasceu o ditador mais sangrento do século XX.

Desde 1972, o Ministério do Interior a aluga e a subloca à Prefeitura de Braunau por cerca de 5 mil euros mensais.

A casa está sem uso desde 2011. O governo seguiu pagando o aluguel sem conseguir um acordo para decidir se estabelece no local um memorial, se usa como casa ou se derruba o imóvel.

O ministro do Interior, Wolfgang Sobotka, reiterou hoje sua postura a favor de derrubá-la, mas tanto o chanceler federal, Christian Kern, como o vice-chanceler, Reinhold Mitterlehner, se mostraram céticos ao considerar que pode haver problemas porque está sob proteção como patrimônio histórico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s