Governo italiano declara estado de emergência por terremoto

O chefe do Executivo manifestou para a imprensa após a reunião do Conselho de Ministros sua "profunda emoção" pelo impacto do terremoto

Roma – O governo da Itália decretou nesta quinta-feira o estado de emergência pelo terremoto que sacudiu ontem o centro do país e aprovou um primeiro pacote de ajuda no valor de 50 milhões de euros, anunciou o primeiro-ministro Matteo Renzi.

O chefe do Executivo manifestou para a imprensa após a reunião do Conselho de Ministros sua “profunda emoção” pelo impacto do terremoto em várias localidades e que o mesmo tenha causado a morte de pelo menos 250 pessoas, segundo os últimos dados oficiais.

O terremoto ocorreu durante a madrugada de quarta-feira, teve magnitude 6 na escala Richter e as equipes de resgate ainda tentam encontrar sobreviventes em várias localidades, mas hoje só conseguiram recuperar corpos.

“Temos que pensar na reconstrução, temos uma obrigação moral com as mulheres e homens desta comunidade”, disse Renzi sobre a tragédia. O premiê acrescentou que esta tarefa de devolver a normalidade às localidades atingidas pelo terremoto será uma “prioridade do governo e do país”.

Renzi também destacou que, apesar da “enorme” quantidade de mortos até o momento, o número de pessoas resgatadas vivas é “o mais alto da história dos últimos terremotos, com 215”.

O primeiro-ministro italiano também aproveitou o discurso à imprensa para defender sua visão do que denominou “casa Itália”, um conceito que vinculou à “cultura da prevenção” para evitar as consequências de desastres como o que acaba de acontecer.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s