Governo Macri elege novos embaixadores na Espanha e Brasil

Fontes da Chancelaria confirmaram que Ramón Puerta ocupará a embaixada argentina na Espanha e Carlos Magariños a do Brasil

Buenos Aires – O governo argentino, liderado por Mauricio Macri, elegeu os novos embaixadores da Argentina na Espanha e Brasil, confirmaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Faltando a oficialização dos cargos, fontes da Chancelaria confirmaram que Ramón Puerta ocupará a embaixada argentina na Espanha e Carlos Magariños a do Brasil.

Puerta, adscrito ao peronismo (opositor ao governo de Macri), foi governador da província de Misiones (nordeste) entre 1991 e 1999.

De 20 a 23 de dezembro de 2001, após a renúncia do até então presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, em meio a uma grave crise econômica e social, Puerta esteve a cargo provisoriamente do Poder Executivo.

Em virtude da lei que regula os vazios de poder, à revelia do presidente da Argentina, é o presidente do Senado que assume o poder do país.

Puerta chegou à presidência da Câmara alta após a renúncia de Carlos Álvarez (vice-presidente no governo De la Rúa até o ano 2000).

O novo embaixador assumirá o cargo em substituição de Carlos Bettini, com o objetivo de melhorar as relações com a Espanha, que durante o kirchnerismo foram afetadas por conflitos como a desapropriação da espanhola Repsol da companhia petrolífera argentina YPF, em 2012, e a desapropriação da Aerolíneas Argentinas do grupo espanhol Marsans em 2008.

Já Magariños desempenhou o papel de secretário de Indústria e Mineração (1992-1993) durante a primeira presidência de Carlos Menem e foi representante Econômico e Comercial do país sul-americano em Washington, além de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial entre 1997 e 2005.

Em sua agenda estará dar um novo impulso às relações com o Brasil, o primeiro parceiro comercial da Argentina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s