Grã-Bretanha envia militares para província afegã de Helmand

O governador de Helmand disse na segunda-feira que a polícia estava resistindo contra combatentes do Taliban em Sangin

Londres – A Grã-Bretanha informou nesta terça-feira que enviou militares à província afegã de Helmand após relatos de que a capital do distrito, Sangin, estava próxima de ser tomada por forças do Taliban.

O governador de Helmand disse na segunda-feira que a polícia estava resistindo contra combatentes do Taliban em Sangin, mas rodovias para a cidade estavam totalmente tomadas pelo grupo. Ele alertou que a situação corria risco de fugir do controle.

A Grã-Bretanha, que terminou operações de combate no Afeganistão no ano passado, mas ainda possui cerca de 450 militares no país para assessorar o Exército afegão e forças de segurança, informou que um pequeno número de militares foi enviado à Helmand.

O jornal London Times relatou que uma unidade de cerca de 30 soldados do Serviço Aéreo Especial (SAS), elite britânica, e cerca de 60 membros das forças especiais dos Estados Unidos foram enviados para auxiliar forças afegãs na defesa da cidade, mas o Ministério da Defesa informou que a equipe não iria participar do confronto.

“Esta equipe é parte de uma unidade maior da Otan, que está providenciando auxílio ao Exército Nacional Afegão”, disse uma porta-voz do Ministério da Defesa. “Eles não foram enviados para combate”.

Helmand, um grande centro de cultivo de ópio e tradicional base do Taliban, é alvo de intensos confrontos há meses, à medida que os insurgentes aumentam os ataques.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s