Grécia envia refugiados para Luxemburgo em 1ª relocação

Seis famílias da Síria e do Iraque foram relocadas a partir de Atenas, as primeira sob um programa de dois anos financiado pela UE

Atenas – A Grécia realizou nesta quarta-feira a primeira relocação de requerentes de asilo de seu território para Luxemburgo, como parte de um plano aprovado pela União Europeia para aliviar o fardo sobre as nações litorâneas inundadas pela chegada de centenas de milhares de refugiados neste ano.

Seis famílias da Síria e do Iraque foram relocadas a partir de Atenas, as primeira sob um programa de dois anos financiado pela UE ao custo de 780 milhões de euros.

Pais sorridentes segurando seus filhos posaram para “selfies” com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o chanceler de Luxemburgo, Jean Asselborn, ao lado de um avião na pista do aeroporto internacional de Atenas, antes de embarcarem em seu voo.

“Trinta em face das milhares de pessoas que fugiram de suas casas na Síria e no Iraque são apenas uma gota no oceano”, disse Tsipras.

“Mas esperamos que isso se torna um córrego, e depois um rio de humanidade e responsabilidade compartilhada, porque esses são os princípios sobre os quais a União Europeia foi construída.”

Mais de 580 mil refugiados entraram na Grécia através da longa fronteira marítima com a Turquia este ano. Em setembro, a UE aprovou a transferência de cerca de 160 mil requerentes de asilo dos Estados-membros diretamente afetados pela crise.

Cerca de 86 pessoas já foram transferidas diretamente da Itália para a Suécia e a Finlândia no âmbito do programa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s