Gregos entram em greve contra austeridade e testam Tsipras

Muitos voos foram cancelados, hospitais tiveram equipes reduzidas, navios ficaram atracados nos portos e escritórios públicos fecharam

Atenas – Trabalhadores gregos ficaram em casa nesta quinta-feira em protesto contra medidas de austeridade, no maior desafio interno para o governo de Alexis Tsipras desde sua eleição, em setembro, com a promessa de amortecer o impacto de anos de dificuldades econômicas.

Muitos voos foram cancelados, hospitais tiveram equipes reduzidas, navios ficaram atracados nos portos e escritórios públicos fecharam pelo país, na primeira greve nacional convocada pelos maiores sindicatos dos setores público e privado da Grécia em um ano.

Tsipras chegou ao poder inicialmente em janeiro prometendo um fim à austeridade imposta pelos credores internacionais da Grécia, mas aceitou os termos impopulares de um terceiro pacote de resgate quando confrontado pela perspectiva de uma saída da zona do euro.

O premiê foi reeleito dois meses atrás em um mandato para implementar o acordo, jurando trabalhar duro para amortecer o impacto das medidas de austeridade, particularmente sobre os gregos mais vulneráveis.

Ilustrando o malabarismo político que Tsipras tenta realizar, o partido governista Syriza declarou apoio à greve.

As conversas com inspetores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) foram retomadas na quarta-feira em Atenas, como parte da primeira revisão do resgate grego.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s