Haitianos escolherão presidente entre 54 candidatos

Eleitores vão às urnas domingo no Haiti para escolher o próximo presidente do país mais pobre das Américas

Porto Príncipe – Eleitores vão às urnas domingo no Haiti para escolher o próximo presidente do país mais pobre das Américas, com cédulas eleitorais trazendo 54 candidatos ao cargo.

A votação para suceder o presidente, Michel Martelly, em fevereiro está sendo realizada em um clima de insegurança e em meio à diminuição do contingente da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), e coincide com as eleições legislativas e municipais.

É mais provável que o vencedor esteja entre os três principais candidatos. Jude Célestin, um engenheiro mecânico educado na Suíça que comandou uma agência governamental de construção e concorre pela Liga Alternativa para o Progresso e Emancipação do Haiti (Lapeh), lidera.

Jovenel Moise, dono de um grande negócio de exportação de bananas no norte do país, é o candidato do Partido Haitiano Tet Kale, de Martelly. O ex-senador Moise Jean-Charles, um crítico ferrenho do presidente, representa a Plataforma Petit Dessalines.

Um segundo turno da corrida presidencial entre os dois candidatos mais votados está marcado para 27 de dezembro.

Martelly, popular cantor de profissão, abalou a ordem política com sua vitória eleitoral em 2011 e acelerou a reconstrução do país depois do forte terremoto de 2010 que destruiu grande parte da capital.

Mas críticos dizem que ele não conseguiu conter a corrupção e os embates políticos, o que reteve o investimento estrangeiro ao longo dos últimos dois anos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s