Hollande e Merkel visitam memorial da 1ª Guerra Mundial

"Só aqueles que conhecem o passado podem tirar lições para o futuro", disse Merkel em celebração dos 100 anos da mais longa batalha da guerra

Verdun – O presidente da França, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, visitam neste domingo (29) a cidade francesa de Verdun, na região leste do país, numa celebração dos 100 anos da mais longa batalha da 1º Guerra Mundial.

Em 1916, a cidade de Verdun foi totalmente destruída pelo conflito que durou 10 meses, matando mais de 163 mil franceses e outros 143 mil alemães. Entre fevereiro e dezembro daquele ano, estima-se que mais de 60 milhões de projéteis foram disparados na batalha.

Hollande recebeu a premiê alemã no Cemitério de Consenvoye. “Verdun é mais do que o nome da cidade. Verdun é uma das batalhas mais terríveis já vividas pela humanidade”, afirmou Merkel. Ela descreveu o convite do presidente francês como uma “grande honra”. “Todos nós somos convocados a manter a memória (de Verdun) viva, pois só aqueles que conhecem o passado podem tirar lições para o futuro.”

Já Hollande classificou Verdun como “a capital da paz”. O líder francês afirmou que a cidade representa, ao mesmo tempo, o pior, por causa da trágica batalha, e o melhor da Europa, diante unificação entre franceses e alemães na busca pela paz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s