Incêndio castiga região turística no Sul da França

Mais de 1000 pessoas foram evacuadas e 3,3 mil hectares de floresta e matagal foram consumidos pelas chamas

São Paulo – Um incêndio violento no Sul da França já deixou sete feridos, entre eles três bombeiros em estado grave. Desde a tarde de ontem, 1500 agentes trabalham intensamente no combate às chamas, que só foram controladas na tarde de hoje (11), 30 km ao norte de Marseille, segunda maior cidade da França. 

Sua vizinha Vitrolles foi a mais afetada pelo fogo, que destruiu casas, lojas, carros e levou ao fechamento de rodovias, incluindo a de acesso ao aeroporto. Mais de 1000 pessoas foram evacuadas e 3,3 mil hectares de floresta e matagal foram consumidos pelas chamas.

O tempo seco e os ventos fortes ajudam a alimentar os incêndios, que costumam ocorrer com certa frequência na região, mas que raramente chegam perto dos centros urbanos.

Nesta semana, incêndios também castigaram o arquipélago de Madeira, em Portugal, matando pelo menos três pessoas. Ondas de calor intensas, baixa umidade do ar e fortes ventos propiciam a ocorrência de desastres dessa natureza durante o verão europeu.

Em um mundo assombrado pelas mudanças climáticas, o clima cada vez mais quente e seco também pode levar a um agravamento dos incêndios florestais em várias partes do planeta, indicou uma pesquisa publicada em 2015 na revista científica Nature Communications.

Por sua vez, os incêndios podem agravar a mudança climática ao liberar gases de efeito estufa na atmosfera e consumir árvores que funcionam como sumidouros de carbono.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s