Índia testa nave espacial reutilizável com sucesso

A nave decolou do aeroporto de Sriharikota, no sudeste do país, às 07h locais (22h30 de Brasília)

A Índia realizou com sucesso nesta segunda-feira seu primeiro teste de uma pequena nave espacial reutilizável, um modelo de baixo custo, que lhe permite entrar na corrida deste tipo de foguete, anunciou um responsável do programa.

A nave decolou do aeroporto de Sriharikota, no sudeste do país, às 07h00 locais (22h30 de Brasília) e alcançou uma altitude de 70 km antes de descer e pousar 10 minutos mais tarde no golfo de Bengala.

“A decolagem ocorreu na primeira rampa de lançamento situada aqui”, disse à AFP Devi Prasad Karnik, funcionário de alto escalão da Agência Espacial Indiana (Isro).

“Conseguimos (lançar) com êxito a missão do RLV como protótipo de tecnologia”, acrescentou.

A Isro, conhecida por seus programas de baixo custo, desenvolveu a nave reduzida, chamada de RLV-TD (veículo de lançamento reutilizável) com um orçamento de 1 bilhão de rúpias (14 milhões de dólares, 13,2 milhões de euros).

A missão desta segunda-feira era um teste crucial para o desenvolvimento de uma lançadeira reutilizável capaz de enviar satélites.

A Índia precisa enfrentar uma importante concorrência de grupos privados que desenvolvem seus próprios programas de veículos reutilizáveis, após o abandono pela Nasa de seu programa no setor em 2011.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s