Interpol é responsável por Kaddafi e não o Líbano, diz juiz

O magistrado, que emitiu ontem uma ordem de detenção preventiva contra Kaddafi, explicou à imprensa que espera a resposta da Interpol

Beirute – O destino de Hanibal Kaddafi, filho do falecido ditador líbio Muammar Kaddafi, preso no Líbano, depende da Interpol, determinou nesta terça-feira o juiz libanês Zaher Hamade, encarregado do caso.

O magistrado, que emitiu ontem uma ordem de detenção preventiva contra Kaddafi, explicou à imprensa que espera a resposta da Interpol porque o detido é processado pela justiça de seu país.

Hamade revelou ao jornal “As Safir” que a resposta da Interpol pode chegar em 15 dias e que se não recebê-la nesse prazo “a justiça libanesa poderia liberar Kaddafi se não tiver cometido nenhum crime no Líbano”.

No entanto, assinalou que, após a ordem de detenção preventiva por ocultar informações sobre o desaparecimento na Líbia do líder espiritual da comunidade xiita, imã Moussa Sadr, Hanibal Kaddafi continuará a ser interrogado no Líbano dentro da investigação local.

Kaddafi foi libertado na sexta-feira após ser sequestrado por alguns dias, e denunciou que seus raptores eram seguidores do imã xiita, que desapareceu em 31 de agosto de 1972 durante uma viagem oficial à Líbia para a qual foi convidado por Muammar Kaddafi.

As circunstâncias sobre o sequestro de Hanibal não estão claras, já que, segundo vários meios de comunicação libaneses, ele teria sido capturado na semana passada na Síria por homens armados leais a Suleiman Hilal al-Assad, primo de presidente sírio Bashar al Assad.

Nenhum grupo reivindicou até agora o sequestro de Hanibal Kaddafi, nascido em 1975, militar de carreira e protagonista de vários incidentes violentos na Europa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s