Investigação em governo de Kirchner atinge aliados de Macri

As autoridades indicadas para combater a lavagem de dinheiro e a corrupção pressionam para investigar a malversação durante a presidência de Cristina Kirchner

Buenos Aires – Um inquérito judicial sobre possíveis práticas de corrupção durante os dois mandatos da ex-presidente argentina Cristina Kirchner também está ameaçando o novo governo, já que alguns dos aliados do mandatário Mauricio Macri estão sendo investigados.

Macri, político de centro-direita, assumiu como presidente em dezembro prometendo acabar com a corrupção e implementar reformas econômicas pró-mercado e abrangentes. As investigações já levaram à prisão de um aliado de Cristina e obrigaram a ex-líder a comparecer aos tribunais para ser interrogada. Mas agora surgem questionamentos sobre pessoas próximas de Macri, o que pode prejudicar sua imagem.

A Iecsa, uma empreiteira que é parte do império da família Macri e é controlada por seu primo, Ángel Calcaterra, é uma das quase 100 empresas da Argentina investigadas na operação Lava Jato no Brasil, disse à Reuters uma fonte do judiciário argentino a par do caso.

A fonte não deu detalhes sobre o caso da Iecsa, mas a Lava Jato tem se concentrado no pagamento de propinas e outras irregularidades em contratos superfaturados da Petrobras.

Uma fonte próxima da Iecsa disse que a construtora “jamais foi notificada de nenhuma investigação”.

Autoridades governamentais recém-indicadas por Macri para combater a lavagem de dinheiro e a corrupção estão pressionando para investigar a malversação durante a presidência de Cristina Kirchner.

Elas vêm encorajando delações e oferecido punições mais brandas para infratores em troca de informação.

Macri tem mantido distância das investigações.

“Irei permitir, ficar longe e trabalhar com elas quando necessário, mas a justiça tem que trabalhar de maneira independente”, disse Macri nesta semana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s