Irã agradece apoio da Índia nos tempos difíceis

O ministro de Relações Exteriores do Irã se reuniu hoje em Nova Délhi com o premiê indiano e garantiu que o Irã considera a Índia um parceiro estratégico

Nova Délhi – O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, agradeceu nesta sexta-feira ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pelo apoio de seu país nos “tempos difíceis”, pela Índia ter se mantido como segundo comprador de petróleo iraniano apesar das sanções a Teerã.

Zarif se reuniu hoje em Nova Délhi com Modi, a quem garantiu que o Irã considera a Índia um “parceiro estratégico, do qual não se pode esquecer o apoio recebido”, segundo o comunicado divulgado pelo escritório do premiê indiano.

O ministro iraniano, que está em viagem oficial pela Ásia, acrescentou que seu país busca colaborar com a Índia em “todas as áreas”, entre elas investimento, infraestrutura, adubo e energia.

Modi felicitou o Irã pelo acordo alcançado com o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) para a limitação de seu programa atômico, um pacto que “contribuirá para uma maior paz e estabilidade na região”.

O primeiro-ministro da Índia aceitou o convite do presidente iraniano, Hassan Rohani, de visitar a nação persa em data ainda a definir, segundo a nota.

A Índia é o segundo comprador de petróleo iraniano, depois da China, apesar de desde 2010 ter reduzido em quase 50% suas compras devido as sanções.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s