Irã anuncia novo caminho em cooperação com Cuba

O chanceler de Teerã, Mohammad Javad Zarif mencionou a possibilidade de estreitar a cooperação nos setores de indústria, energia e tecnologia científica

O Irã quer abrir “um novo caminho” nas relações com Cuba a partir de uma maior cooperação, disse o chanceler de Teerã, Mohammad Javad Zarif, que iniciou nesta segunda-feira em Havana sua visita a vários países latino-americanos.

Zarif elogiou a “resistência” da revolução cubana frente aos Estados Unidos, país com o qual o presidente Raúl Castro restabeleceu relações diplomáticas em 2015 depois de mais de meio século de rivalidade da Guerra Fria.

“Vamos começar um novo caminho nas relações bilaterais com Cuba”, expressou à imprensa o chefe da diplomacia iraniana ao iniciar uma reunião com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez.

Zarif mencionou a possibilidade de estreitar a cooperação nos setores de indústria, energia e tecnologia científica.

O chanceler cubano reiterou o apoio ao Irã na disputa por seu programa nuclear, que segundo Teerã sempre ha sido pacífico.

“Continuaremos nos opondo a todas as sanções e medidas coercitivas unilaterais em todos os âmbitos, e em particular os financeiros”, declarou Rodríguez, cujo país enfrenta um embargo econômico dos Estados Unidos desde 1962.

Segundo a imprensa estatal cubana, Zarif também visitará Nicarágua, Equador, Chile, Bolívia e Venezuela acompanhado de uma delegação de autoridades e empresários.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s