Iraque suspende voos devido a mísseis lançados pela Rússia

A Aviação Civil ressaltou que a medida foi adotada para proteger as aeronaves dos mísseis de cruzeiro lançados pela Rússia rumo à Síria

Bagdá – A Aviação Civil do Iraque suspendeu os voos para as cidades curdas de Erbil e Sulaimaniya, no norte do país, devido ao lançamento de mísseis da Rússia desde o Mar Cáspio contra alvos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria.

“Decidiu-se pela suspensão durante 48 horas de todos os voos desde e para os aeroportos da capital do Curdistão iraquiano, Erbil, e a cidade de Sulaimaniya a partir de hoje, desde às 8h locais (3h em Brasília”, explicou o órgão em comunicado.

Além disso, a Aviação Civil ressaltou que a medida foi adotada para proteger as aeronaves dos mísseis de cruzeiro lançados pela Rússia rumo à Síria, cruzando o espaço aéreo do Iraque e Irã.

Por outro lado, destacou que todas as companhias aéreas que atuam nos aeroportos da capital Bagdá e outras cidades do sul do país, como Najaf e Basra, continuarão operando normalmente.

A decisão foi tomada pelo Iraque depois que, na última sexta-feira, a Marinha da Rússia ter anunciado que atacou posições do EI no território sírio com mísseis lançados desde o Mar Cáspio.

“Os navios da pequena Frota do Cáspio lançaram 18 mísseis de cruzeiro contra seis alvos (do EI) nas províncias de Raqqa, Idlib e Aleppo. Todos atingiram seus objetivos”, disse o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

Shoigu explicou que dez navios participam da operação militar russa na Síria, seis deles desde as águas do Mediterrâneo.

Além disso, o tráfego aéreo foi ligeiramente afetado no Líbano devido às manobras militares, que a Rússia realizou no Mediterrâneo no último fim de semana.

As autoridades do Líbano disseram que Moscou pediu as rotas aéreas para facilitar as manobras, provocando alguns atrasos e o cancelamento de quatro voos que iam para o Kuwait.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s