Israel e Rússia criam forma de coordenação militar na Síria

O mecanismo servirá para "evitar mal-entendidos entre as forças israelenses e russas", indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente russo, Vladimir Putin, acordaram em Moscou criar um mecanismo para coordenar a ação militar de seus países na Síria e evitar confrontos, indicou o governo israelense.

O mecanismo servirá para “evitar mal-entendidos entre as forças israelenses e russas” neste país, indicou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense, que deseja conservar sua liberdade de manobra na Síria.

Segundo os meios de comunicação israelenses, o chefe do Estado-Maior israelense, Gadi Eisenkot – que acompanhou Netanyahu a Moscou – e seu colega russo, Valeri Guerasimov, acordaram que este organismo de coordenação será dirigido pelos chefes de Estado-Maior adjuntos de ambos os países.

O primeiro encontro entre os comandantes está previsto para duas semanas.

O mecanismo tem o objetivo de coordenar as atividades aéreas, navais e eletromagnéticas de Israel e Rússia na Síria, segundo a imprensa israelense.

Desde 2013 Israel teria realizado dez ataques aéreos, principalmente contra o transporte de armas destinadas ao Hezbollah libanês. No entanto, estes ataques não foram confirmados oficialmente.

“Temos linhas vermelhas muito claras, como o transporte de armas sofisticadas ou armas químicas a organizações terroristas como o Hezbollah”, explicou o ministro da Defesa, Moshé Yaalon, na rádio pública.

Há vários dias, os Estados Unidos estão preocupados com a presença militar russa na Síria, sobretudo na cidade costeira de Latakia, onde Washington acredita que a Rússia está colocando de pé uma “base militar avançada”.

Oficialmente a Rússia só está presente em Tartús, um porto no Mediterrâneo, reduto do regime de Bashar al-Assad.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s