Israel prende 6 suspeitos de planejar se unir ao EI

As investigações que deram início à operação foram iniciadas no dia 24 de outubro deste ano, quando jovem cruzou a fronteiro para chegar na Síria

Jerusalém – As forças de segurança de Israel prenderam seis indivíduos de um povoado árabe do centro do país, suspeitos de planejar se unir ao Estado Islâmico (EI) na Síria, informou nesta quarta-feira a Polícia israelense.

“Após uma investigação conjunta da polícia, o serviço geral de segurança israelense (Shin Bet) prendeu cidadãos de Israel residentes em Yalyulie e simpatizantes do EI que planejavam viajar à Síria para se somar à organização”, indicou em comunicado.

As investigações que deram início à operação foram iniciadas no dia 24 de outubro deste ano, quando Nadal Hamed Salah, de 23 anos e oriundo de Yalyulie, cruzou em um parapente a fronteira das Colinas de Golã para entrar na Síria.

Essa mesma noite, dois irmãos de Salah, de 22 e 26 anos, também moradores de Yalyulie, foram detidos pelos órgãos de segurança por colaboração na manobra para que ele cruzasse a divisa com a Síria.

Os irmãos Salah eram conhecidos pelos órgãos de segurança israelenses, que os acusam de serem simpatizantes do EI. Um deles teria passado seis meses na Síria em 2013, permanecendo preso por um ano após voltar a Israel e libertado em novembro do ano passado.

Outros quatro homens também foram detidos por terem envolvimento na fuga de parapente de Salah. As autoridades de Israel garantem que todos integravam uma célula que pretendia contribuir com o EI.

Além da bem-sucedida fuga de Salah, outros integrantes do grupo já tentaram, em várias oportunidades, viajar para a Turquia e cruzar a fronteira com a Síria, com o objetivo de lutar pelo EI.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s