Isto é o que ocorre quando quase toda a China viaja — junta

Ano Novo Chinês provoca um dos maiores deslocamentos do mundo -- o que sobrecarrega o sistema de transporte do país

São Paulo – Ninguém gosta de ficar preso na estação de trem ou metrô quando dá pane no sistema de transporte. Mas imagina quando problemas semelhantes ocorrem no país mais populoso do mundo, a China? E em plena temporada de festas? 

Não se pode esperar nada menos do que o caos. Nesta terça-feira, milhares de pessoas ficaram ‘presas’ numa estação de trem na província de Guangzhou, no sudeste da China, depois que uma forte nevasca atrasou a saída de mais de duas dezenas de trens.

O operador do sistema disse que 38.000 passageiros sofreram com o problema, mas o jornal China’s People’s Daily estimou um número maior — cerca de 100.000. É uma multidão de impressionar, como mostram as fotos da estação que ganharam o noticiário do país.

A certa altura, muita gente resolveu pedir reembolso da passagem ou reagendamento, o que também não pareceu uma tarefa fácil.

(REUTERS/Stringer)

Todo essa movimentação se justifica. Centenas de milhares de pessoas viajam nesta semana para festejar o Ano Novo Chinês junto de seus familiares e amigos. A entrada no novo ano lunar é a maior festa tradiconal do país e ocorre em 8 de fevereiro, sob o signo do macaco.

Os festejos duram duas semanas seguidas e provocam um dos maiores deslocamentos humanos do mundo, o que naturalmente sobrecarrega o transporte. São esperadas 2,9 bilhões de viagens nesse período.

Reuters

Multidão de chineses esperam para embarcar nos trens, atrasados pela neve, dia 01/02/2016

Ano Novo: multidão de chineses esperam para embarcar nos trens, atrasados pela neve.

Parte das viagens também ocorrem por comboios, muitos de motocicleta, que saem em grupo com um monte de mala e embrulhos na garupa.

Viagem em grupo: motociclistas dirigem de volta para suas cidades de origem para festejar o Ano Novo. (REUTERS/Stringer)

  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s