Japão pede a países do Oriente Médio para diminuir tensão

Diante da piora nas relações entre Irã e Arábia Saudita, o Japão pede que os países diminuam as tensões na região através do diálogo

Tóquio – O Japão pediu nesta terça-feira aos países do Oriente Médio para diminuir as tensões na região através do diálogo, diante da piora das relações entre Arábia Saudita e Irã por causa da execução de um clérigo xiita por parte de Riad.

“Nosso país está preocupado com a deterioração das relações entre alguns países muçulmanos”, disse hoje em entrevista coletiva o ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, em referência à grande dependência que tem o arquipélago com esta região no referente à provisão de petróleo.

Suga acrescentou que o Japão emitirá esta mensagem a todas as partes através de “diversos canais diplomáticos”.

A escalada de tensão entre países de maioria xiita (como o Irã) e sunita (como a Arábia Saudita) na região aconteceu devido à execução no dia 2 de janeiro do dissidente clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr pelas autoridades sauditas.

A execução foi seguida de assaltos a delegações diplomáticas sauditas no Irã, por isso que Riad anunciou que estava rompendo relações diplomáticas com Teerã. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s