Jornal italiano oferece “Minha Luta” em suplemento

Jornal italiano de direita "Il Giornale" ofereceu o livro de Adolf Hitler, Minha Luta, a leitores em suplemento

“Conhecer para recusar”. Com este argumento, o jornal italiano de direita Il Giornale oferecia neste sábado a seus leitores “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, uma inciativa que escandalizou a comunidade judaica e o primeiro-ministro Matteo Renzi.

Renzi se manifestou rapidamente em sua conta no Twitter sobre a divulgação na Itália desta obra, escrita em 1925 por aquele que cometeu o maior genocídio da História.

“Me parece estranho que um jornal italiano forneça hoje em dia Mein Kampf, de Hitler. Envio uma afetuosa saudação à comunidade judaica. Nunca mais!”, escreveu o presidente do Conselho.

“É um fato estranho, a anos-luz de toda essa lógica de aprofundamento e estudo da Shoah”, respondeu, por sua parte, o presidente da comunidade judaica italiana, Renzo Gattena, julgando de “indecente” a iniciativa do Giornale.

“Conhecer para recusar. Ler Mein Kampf é um verdadeiro antídoto contra as toxinas do nacional-socialismo”, justificou-se o jornal, que publica uma versão de 1937 de “Mein Kampf” (Minha Luta) em uma edição comentada pelo historiador Francesco Perfetti.

O Il Giornale explicou que “Mein Kampf” é o primeiro de uma série de oito livros dedicados à história do Terceiro Reich que oferecerá a seus leitores nas próximas semanas.

Conhecido por suas posições de direita, em especial na questão da imigração, o jornal, dirigido por Alessandro Sallusti e propriedade de Paolo Berlusconi, irmão do ex-chefe do governo Silvio Berlusconi, possui uma tiragem de 200.000 exemplares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s