Jovem é indiciado em Bruxelas por “assassinatos terroristas”

Ayoub B., um belga nascido em 1993, foi preso na quarta-feira durante uma incursão no bairro de Molenbeek-Saint-Jean, em Bruxelas

Uma décima pessoa, um jovem de 22 anos, foi detida em Bruxelas por “assassinatos terroristas e participação nas atividades de um grupo terrorista”, como parte da investigação sobre os ataques de Paris, informou nesta quinta-feira a procuradoria federal belga.

Ayoub B., um belga nascido em 1993, foi preso na quarta-feira durante uma incursão no bairro de Molenbeek-Saint-Jean, em Bruxelas.

“O juiz de instrução emitiu esta manhã (quinta-feira) um mandado de prisão por assassinatos terroristas e participação em um grupo terrorista”, segundo um comunicado da procuradoria.

Uma dúzia de telefones celulares, “que estão sendo analisados”, foram apreendidos durante a operação policial, que aconteceu, segundo a imprensa belga, na mesma residência investigada três dias após os atentados de 13 de novembro na capital francesa.

Na época, a operação resultou em uma grande mobilização das forças de segurança no coração de Molenbeek, de onde é originário Salah Abdeslam e que serviu de base para vários membros de células jihadistas.

De acordo com informações da emissora pública RTBF, “rastros” da passagem de Salah Abdeslam, um dos principais suspeitos que segue foragido, foram detectados durante a primeira operação.

O jornal Het Laatste Nieuws noticiou nesta quinta-feira que a casa em questão pertence a uma família próxima a Salah Abdeslam. Cinco membros dessa família teriam deixado o país para a Síria.

Não foram encontradas armas nem explosivos durante a operação de quarta-feira, segundo a procuradoria.

De acordo com o procedimento judicial belga, esse novo suspeito deverá comparecer dentro de cinco dias perante um juiz que decidirá sobre sua prisão preventiva.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s