Jovens franceses protestam contra projeto de lei trabalhista

Cento e trinta pessoas foram detidas em Paris "para verificar identidades" pouco antes do início da manifestação

Estudantes de ensino médio e universitários franceses se manifestavam novamente nesta terça-feira contra o projeto de lei trabalhista impulsionado pelo governo, alvo de um forte movimento de protesto social há quase um mês.

Cento e trinta pessoas foram detidas em Paris “para verificar identidades” pouco antes do início da manifestação e depois que foram registrados confrontos entre manifestantes e policiais, informou a prefeitura.

A polícia utilizou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar grupos de jovens que lançavam pedras, garrafas e ovos, gritando “a polícia em toda parte, a justiça em nenhum lugar”.

Depois destes confrontos, no início da tarde milhares de estudantes começaram a se manifestar em calma em Paris atrás de uma bandeira que pedia a retirada do projeto de lei trabalhista e o aumento dos salários e das aposentadorias.

Liderando a marcha estavam os líderes dos grêmios de estudantes, aos quais se uniram os dos sindicatos de trabalhadores.

“Estudantes, desempregados e assalariados, vamos lutar juntos, vamos vencer juntos”, gritavam os manifestantes.

Em outras cidades da França foram registradas pela manhã outras manifestações de estudantes e assalariados, como em Ruan (oeste), Marselha (sul), Rennes (oeste) e Le Havre.

O presidente francês, François Hollande, e seu governo enfrentam este movimento social contra seu projeto de lei trabalhista há quase um mês.

A última grande manifestação de trabalhadores e estudantes, no dia 31 de março, reuniu em diferentes cidades da França entre 390.000 (segundo a polícia) e 1,2 milhão de pessoas (de acordo com os sindicatos). Outro grande protesto está marcado para sábado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s