Juiz suspende processo de extradição de “El Chapo”

A liminar suspende qualquer ação judicial visando "tirar o querelante do país, sua deportação ou extradição para os Estados Unidos da América"

Um juiz mexicano suspendeu provisoriamente o processo de extradição para os Estados Unidos do chefão do narcotráfico Joaquín “El Chapo” Guzmán, informou nesta segunda-feira o Conselho da Magistratura.

O narcotraficante mais procurado do mundo até sua recaptura, na sexta-feira passada, já havia apresentado vários recursos contra sua extradição, quando estava preso e até durante seu período como foragido, mas todos foram derrubados.

No momento de sua captura, “não havia qualquer recurso vigente”, disse à AFP uma fonte do Conselho da Magistratura, acrescentando que o novo recurso foi acatado no dia 8 de janeiro, data da incursão militar que deteve Guzmán em uma casa de Los Mochis, no estado de Sinaloa.

O juiz concedeu duas liminares, uma delas específica sobre a suspensão do processo de extradição para os Estados Unidos.

A liminar suspende qualquer ação judicial visando “tirar o querelante do país, sua deportação ou extradição para os Estados Unidos da América”, revela um documento do Conselho da Magistratura.

“É um procedimento normal porque após uma liminar um juiz pode confirmá-la ou decretar que não há base” para a suspensão, disse um funcionário do governo federal. “É um procedimento de rotina”.

José Manuel Merino Madrid, diretor de Assuntos Internacionais da Procuradoria Geral da República, admitiu nesta segunda-feira que a extradição de Guzmán pode exigir até um ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s