Kerry discute a luta antiterrorista e crises regionais

O secretário e o princípe herdeiro do Emirado ressaltaram a importância de realizar mais esforços regionais para que haja soluções às crises no Iêmen

Abu Dhabi – O secretário de Estado americano, John Kerry, e o príncipe herdeiro do Emirado de Abu Dhabi, Mohammed bin Zaid al Nahian, se reuniram nesta segunda-feira para discutir os esforços para acabar com o terrorismo e solucionar as crises no Oriente Médio.

No final do encontro, ambos ressaltaram a importância de realizar mais esforços regionais para que haja soluções às crises no Iêmen, na Síria e na Líbia, assim como ao conflito árabe-israelense.

As duas partes concordaram em “acelerar a derrota do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e conseguir a paz e a estabilidade que a região precisa”.

Sobre a situação no Iêmen, Kerry afirmou em comunicado conjunto com Al Nahian que os Estados Unidos consideram que “Emirados podem realizar um avanço importante no Iêmen”.

Ele acrescentou que a Casa Branca “compreende os motivos que fizeram os Emirados e a Arábia Saudita sentirem o perigo e decidirem tomar medidas em defesa própria, assim como para proteger a segurança nessa região”, em menção às operações da coalizão árabe, liderada por Riad, contra os rebeldes houthis no Iêmen.

Além disso, Kerry antecipou que os dois países “tomarão medidas nas próximas semanas para resolver a situação” na Líbia, e agradeceu os Emirados por defender o estabelecimento de um “governo laico” mediante um processo político.

“Falamos de forma sincera e muito séria sobre a Síria, e nos comprometemos com profundidade a tentar estabelecer um cessar-fogo dentro de um processo político”, apontou.

Segundo a agência oficial “WAM”, o príncipe e o secretário de estado americano destacaram os esforços da coalizão internacional contra o terrorismo na Síria e insistiram sobre a importância da coordenação entre as partes para que a luta antiterrorista seja mais eficaz.

Um fonte diplomática americana informou à Agência Efe que, após essa reunião, os dois começaram uma reunião tripartite com o ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al Yubeir. O assunto deste encontro não foi informado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s