Kuczynski afirma que lida com virtual triunfo “com modéstia”

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais anunciou que, com 100% das atas processadas, Kuczynski é o virtual ganhador das eleições do domingo passado

Lima – O economista Pedro Pablo Kuczynski afirmou nesta quinta-feira que lida “com muita modéstia” o virtual triunfo nas eleições presidenciais do Peru e se ofereceu a “trabalhar para todos os peruanos” e com a “melhor vontade de diálogo”.

“Lidamos com este virtual veredicto com muita modéstia porque o Peru tem grandes desafios pela frente. Queremos um país unido, conciliado, pronto para dialogar”, afirmou Kuczynski aos partidários e jornalistas.

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) anunciou nesta quinta-feira que, com 100% das atas processadas e 99,77% contabilizadas, Kuczynski é o virtual ganhador das eleições do domingo passado, ao obter 50,12% dos votos contra 49,8% da rival, Keiko Fujimori.

Como ainda há 173 atas a serem revisadas pelos júris eleitorais especiais, Kuczynski disse que os resultados da ONPE são “semioficiais” e pediu para que seja aguardada a confirmação final para conceder uma entrevista coletiva.

“Este não é um anúncio oficial, que fique bem claro, é preciso respeitar a contagem oficial, mas quero agradecer a todos os que estiveram nesta eleição, por sua dedicação”, ressaltou o ex-ministro de Economia do governo de Alejandro Toledo.

Kuczynski, que era acompanhado pela esposa, a norte-americana Nancy Lange, e seus candidatos a vice-presidentes Martín Vizcarra e Mercedes Aráoz, ofereceu a seus adversários sua “melhor vontade para dialogar” e “o mesmo” a todos que o apoiaram.

“Esta não é uma eleição entre sul e norte, entre serra e costa, somos um só país e temos que trabalhar como um só país com muitas opiniões, com muitos pontos de vista. O Peru é um país grande de coração e de alma”, enfatizou.

O economista disse que nos próximos anos trabalhará “com todos” para que “em 2021, no bicentenário (da independência), o Peru seja outro, seja um país renovado”.

Com 99,77% da apuração concluída, Kuczynski obteve 8.580.474 votos, enquanto Fujimori recebeu o apoio de 8.539.036 cidadãos, o que equivale a 41.438 votos a favor do ex-ministro de Economia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s