Lançamento de foguete em novo cosmódromo russo é adiado

Os primeiros lançamentos a partir do cosmódromo em construção no extremo oriente russo estavam até agora previstos para dezembro de 2015

O primeiro lançamento de um foguete do cosmódromo russo de Vostoshny, previsto inicialmente para o fim do ano, não acontecerá antes da primavera (boreal) de 2016, anunciou nesta quinta-feira o presidente russo, Vladimir Putin.

“Não devemos nos precipitar, o que precisamos é de um resultado de qualidade. Então isto é o que vamos fazer: vocês terminam o trabalho (…) e estão prontos para realizar os primeiros lançamentos em 2016, na primavera”, disse Putin, citado pela agência de notícias russa Interfax, durante uma visita às obras.

“Se fizerem tudo isso antes do Dia do Astronauta (12 de abril) está bem”, disse o presidente, dirigindo-se ao vice-primeiro-ministro russo encarregado das políticas espaciais, Dimitri Rogozin.

Os primeiros lançamentos a partir do cosmódromo em construção no extremo oriente russo estavam até agora previstos para dezembro de 2015.

Os voos tripulados estão previstos a partir de 2025, indicou neste verão a agência espacial russa, quando o calendário inicial falava de 2018.

O cosmódromo de Vostoshny deve permitir que Moscou não dependa do de Baikonur, situado no Cazaquistão, e que a Rússia aluga a um preço muito elevado desde o desmembramento da URSS.

Também se apresenta como o símbolo da renovação da indústria espacial russa, orgulho durante a era soviética e agora penalizada por uma série de acidentes.

A obra, considerada pelos meios de comunicação russos como “a maior do país”, foi afetada por vários escândalos de corrupção, que obrigaram a justiça a abrir dezenas de investigações por desvios de fundos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s