Lavrov diz que solução do conflito sírio passa por Assad

Obama pediu que Rússia e Irã decidam se sua a prioridade é apoiar o presidente sírio ou salvar a Síria

Moscou – O presidente da Síria, Bashar al Assad, “representa os interesses de uma parte substancial” do povo sírio, “então sem ele não haverá solução para o conflito” no país, respondeu nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, às últimas declarações do líder americano, Barack Obama.

Em reunião hoje em Manila com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, Obama afirmou que “Assad já não pode mais restituir a legitimidade” de seu poder e pediu que Rússia e Irã decidam se sua a prioridade é apoiar o presidente sírio ou salvar a Síria.

“Todas as previsões de nossos colegas ocidentais de que o povo se levantaria e derrubaria (o presidente sírio) foram descumpridas”, ressaltou Lavrov em entrevista à rádio estatal russa.

Os brutais atentados em Paris, acrescentou, modificaram a lógica exibida até agora pelo Ocidente: “Tire a Assad e o Estado Islâmico (EI) se acalmará”, comentou.

“O EI tenta de alcançar seu objetivo de criar o chamado califado sem relação alguma com o que acontece na Síria e Assad”, enfatizou Lavrov.

A França se tornou o primeiro país ocidental a dar um grande passo para cooperar com a Rússia na luta contra os jihadistas na Síria.

O presidente francês, François Hollande, que foi muito crítico com o Kremlin, defende agora, após os atentados de Paris, a criação de uma ampla coalizão internacional que inclua Rússia e Estados Unidos enfrentar o EI.

Obama, no entanto, disse hoje em Manila, onde participou da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que não vê solução para a guerra civil na Síria enquanto Assad continuar no poder.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s