Líder catalão pode convocar eleições se não obtiver apoio

Artur Mas, que tem como promessa garantir a independência da Catalunha até 2017, disse que legisladores catalães têm até este domingo para entrar em um acordo

Madri – O presidente regional da Catalunha, Artur Mas, anunciou nesta terça-feira que convocará novas eleições regionais, caso não seja fechado um acordo nos próximos dias para reelegê-lo para governar a poderosa região do nordeste da Espanha.

Mas, que tem como promessa garantir a independência da Catalunha até 2017, disse que os legisladores catalães têm até este domingo para entrar em um acordo e apoiá-lo, do contrário ele convocará uma nova eleição.

O partido conservador governista Convergencia, integrado por Mas, e a Esquerra Republicana de Catalunya (Esquerda Republicana da Catalunha) uniram forças sob a aliança Junts pel Si (Juntos pelo Sim) na eleição regional de setembro, na qual conseguiram 62 das 135 cadeiras da Câmara catalã.

As siglas necessitam, ainda, do apoio dos dez representantes da Candidatura d’Unitat Popular (CUP), um grupo de ultraesquerda, para garantir uma maioria funcional para o Mas e avançar com a campanha pela independência. A CUP, porém, se nega a apoiar Mas.

Nesta terça-feira, o presidente catalão disse que não haverá novas ofertas para a CUP se aliar aos governistas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s