Líder da Escócia diz que país deve cogitar independência

Embora a Grã-Bretanha tenha votado como um todo por encerrar sua filiação à UE no referendo, eleitores escoceses apoiaram a permanência no bloco

Londres – A líder escocesa, Nicola Sturgeon, disse que começará trabalhos preparatórios para a separação da Escócia do resto da Grã-Bretanha a fim de manter a opção de independência disponível após o referendo de 23 de junho em que a maioria dos britânicos decidiu deixar a União Europeia.

Embora a Grã-Bretanha tenha votado como um todo por encerrar sua filiação à UE no referendo, eleitores escoceses apoiaram a permanência no bloco, reacendendo o debate sobre o futuro da Escócia como nação constituinte do Reino Unido. 

Sturgeon reafirmou sua posição de que uma nova tentativa de independência, apenas dois anos após o país ter votado contra a separação, deve permanecer como uma opção, dependendo do formato dos laços britânicos com o bloco europeu e quão bem eles funcionarão para a Escócia. 

“Se considerarmos que nossos interesses não podem ser protegidos no contexto do Reino Unido, a independência deve ser uma das opções que a Escócia deve ter o direito de considerar”, disse ela em discurso.  

“É por isso que vou dar os passos preparatórios para garantir que seja uma opção aberta ao parlamento escocês caso considere necessário.” 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s