Líder das Farc suspende treinamento de combate para rebeldes

O líder das Farc determinou a suspensão do

Bogotá – O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia determinou a suspensão do treinamento de combate dos rebeldes do grupo nesta quinta-feira, em uma decisão que o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse que ajudará na efetivação de um cessar-fogo total no momento em que as duas partes negociam a paz.

“Vamos para a paz”, disse Rodrigo Londono, líder das Farc, em sua conta no Twitter. Ele afirmou que o contingente do grupo de 8 mil combatentes vai se dedicar a atividades políticas e culturais e encerrar as atividades militares.

Na semana passada, durante um encontro histórico em Havana, capital de Cuba, o governo colombiano e a liderança das Farc resolveram um dos obstáculos mais significativos para a paz, ao concordarem em criar tribunais especiais para julgar ex-combatentes.

Santos e Londono, um rebelde veterano conhecido por seu nome de guerra Timochenko, trocaram um aperto de mãos para selar o acordo, apontado como medida final para pôr fim ao conflito que já dura cinco décadas.

Santos, um político de centro-direita, elogiou o anúncio de Londono como uma demonstração de que as duas partes estão no caminho certo.

“Devemos negociar o mais rapidamente possível o cessar-fogo bilateral”, disse Santos a jornalistas em Nova York.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s