Maduro prestará contas a Congresso opositor pela 1ª vez

O presidente ainda não confirmou seu comparecimento na Casa, mas sua assessoria de Comunicação disse hoje que se está avançando na logística

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresenta nesta sexta seu relatório anual de atividades no Parlamento, controlado pela oposição, informou o presidente do Legislativo, Henry Ramos Allup, nesta quinta-feira.

O deputado anunciou a realização de uma “sessão especial para receber a memória e a prestação de contas” de Maduro. Conforme estabelecido por lei, o prazo final é amanhã.

O presidente ainda não confirmou seu comparecimento na Casa, mas sua assessoria de Comunicação disse hoje que se está avançando na logística.

Segundo Ramos Allup, delegados da Presidência e da Câmara “estiveram coordenando” tudo que é necessário “para o cumprimento do protocolo”. O ato está programado para as 17h (19h30 no horário de Brasília).

Considerado um dos antichavistas mais radicais da oposição, o chefe parlamentar garantiu na quarta-feira a realização de uma cerimônia respeitosa com o governante, que se dirigirá pela primeira vez a uma maioria de oposição na Assembleia.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD) assumiu o controle da Casa em 5 de janeiro passado. A vitória esmagadora da MUD nas eleições de 6 de dezembro pôs fim a 17 anos de hegemonia governista no Parlamento.

A presença de Maduro no ato de amanhã ficou em suspenso depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) declarou em “desacato” a diretoria da Câmara por ter empossado três deputados de oposição.

A posse do trio foi impugnada pelo chavismo, sob a alegação de fraude eleitoral.

Ontem, Ramos Allup anunciou que acataria a decisão do TSJ de desvincular os parlamentares impugnados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s