Maduro vê luta pelo poder após eleição tensa na Venezuela

Na esteira da derrota eleitoral da semana passada, Maduro advertiu neste sábado para uma "crise de grande escala" na Venezuela

CARACAS – Na esteira da derrota eleitoral da semana passada, o presidente Nicolas Maduro advertiu neste sábado para uma “crise de grande escala” na Venezuela com o confronto entre o governo socialista e o Congresso liderado pela oposição.

A coalizão Unidade Democrática assumiu dois terços na votação da nova Assembleia Nacional, ganhando uma plataforma poderosa para combater o governo de Maduro e potencialmente abalando instituições amigáveis ​​para os socialistas.

“Estamos enfrentando uma crise em grande escala que vai gerar uma luta de poder entre dois polos: os patriotas e os anti-patriotas”, disse Maduro em discurso para militares.

A oposição disse que sua prioridade é uma lei de anistia para os ativistas presos, mas Maduro insiste que vai se recusar a assinar.

Numa tentativa de minimizar o poder de manobra da oposição, a parlamento prestes a deixar o poder, dominado pelo Partido Socialista no poder, aprovou créditos orçamentários extras e promoveu o juiz que prendeu o líder da oposição Leopoldo Lopez.

O governo também está tentando novas nomeações para o Supremo Tribunal, onde potenciais controvérsias constitucionais entre o Legislativo e o Executivo poderiam ser decididas.

A eleição no último fim de semana contra candidatos da Maduro foi amplamente vista como um protesto contra a recessão brutal da Venezuela, maior inflação e escassez de tudo desde leite até medicamentos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s