Mais de 4 mil pessoas deixam casas no Uruguai por inundações

As inundações provocadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias no Uruguai obrigaram 4.050 pessoas a deixarem suas casas

Montevidéu – As inundações provocadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias no Uruguai, que ainda tem 12 de suas 19 províncias em alerta meteorológico amarelo, obrigaram 4.050 pessoas a deixarem suas casas, informou nesta segunda-feira o Sistema Nacional de Emergências (Sinae).

O órgão indicou que a situação está controlada em todas as regiões afetadas e anunciou, com base em um relatório do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), que prevê que a instabilidade atmosférica irá continuar, apesar de melhoras temporárias.

A maior parte das pessoas, 3.571, deixou suas casas voluntariamente. As demais (479) tiveram que ser resgatadas pelos Comitês Departamentais de Emergências (CDE), indicou o Sinae.

A província mais afetada foi a de Durazno, no centro do país, com mais de 3.500 desabrigados devido à elevação do nível do rio Yi, que chegou hoje aos 11,52 metros, quase 3 metros acima do patamar de segurança (8,60 metros).

Na província de Treinta y Tres foram evacuadas 432 pessoas, apesar de o nível do rio Olimar ter reduzido para 5,9 metros, abaixo dos 7 metros da cota de segurança.

Por outro lado, a Direção Nacional da Polícia afirmou que seis rodovias federais permanecem com oito trechos de interrupção.

Em um ponto da rota 15, dentro da província de Rocha, no leste do país, os bombeiros tiveram que intervir para resgatar os passageiros de um ônibus que encalhou ao tentar atravessar a água. Não houve feridos no incidente, segundo a imprensa local.

O boletim do Inumet estabeleceu um nível de alerta amarelo para as províncias de Artigas, Rivera, Cerro Largo, Salto, Tacuarembó, Paysandu, Treinta y Tres, Río Negro, Durazno, Flórida, Lavalleja e Rocha por risco de fortes chuvas.

O alerta será mantido até às 18h locais (mesmo horário em Brasília). 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s