Manifestantes invadem gabinete de ministro do Iraque

Várias pessoas ficaram feridas e outras foram espancadas fora dos muros da zona verde

Manifestantes favoráveis ao clérigo Moqtada al-Sadr conseguiram vencer a resistência das forças iraquianas de segurança e entraram brevemente no gabinete do primeiro-ministro, Haider al-Abadi, nesta sexta-feira, na vigiada Zona Verde, invadida duas vezes em três semanas.

Inicialmente encontraram forte resistência das forças que protegem o gabinete do primeiro-ministro, mas alguns manifestantes conseguiram entrar, indicou um fotógrafo da AFP no local.

Os seguidores de Sadr protestam há várias semanas e pedem reformas, um novo governo e o fim da corrupção.

Várias pessoas ficaram feridas e outras foram espancadas fora dos muros da zona verde, onde as forças de ordem lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes para impedir sua entrada e mantê-los à distância.

As forças de segurança também dispararam balas reais, mas ainda não se sabe quantas pessoas ficaram feridas e que tipo de ferimentos sofreram.

“Viemos para protestar pacificamente, mas os covardes dispararam contra nós”, disse um dos manifestantes, que tinha em suas mãos cápsulas de balas.

Os manifestantes se reuniram na praça Tahrir, no centro de Bagdá, e depois ultrapassaram as barreiras em uma das pontes sobre o rio Tigre e se dirigiram à zona verde.

As autoridades declararam toque de recolher até nova ordem.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s